Regras e Dinâmica do Torneio 21 de Basquete Brasilândia
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Regras: Dinâmica do Jogo 21
Regras gerais de como serão os jogos no Torneio 21 de Basquete Brasilândia.
Pré-Jogo
Aquecimento: equipes aquecem simultâneo;
Tempo de Aquecimento: 3 minutos;
Posse da bola 21: será disputada em x1.
Resumo das Regras do X1:
• Primeira posse: vencedor na moeda;
- Posição de início/retomada de jogo: fora da linha de 3 pontos aproximadamente em frente a cesta;
- O jogo começa com a bola sempre passando do Arbitro para o jogador posicionado fora da linha de 3 pontos à frente da cesta;
- O jogador que recebeu a bola do Arbitro pode começar jogando imediatamente sem necessidade de passar a bola ou fazer o check ball;
- Troca de jogadores: 2 ataques e 2 defesas por jogador:
Ex. jogador 1 (time A) inicia no ataque
erra ataque, recupera na defesa, erra novo ataque, recupera na defesa (após segunda defesa será substituído por outro jogador (time A) que inicia no ataque);
Ex. jogador 2 (time B) inicia na defesa
recupera na defesa, erra ataque, recupera na defesa, erra novo ataque, (após segundo erro de ataque será substituído e outro jogador (time B) que inicia na defesa);
• Faltas: marcadas a critério dos juízes;
• Término do X1
- quem fizer a primeira cesta ganha a posse de bola para time no 21;
- 2 faltas e a posse de bola no 21 é para o time do jogador que sofreu as faltas;
- qualquer falta antidesportiva a posse de bola no 21 é para o time do jogador que sofreu a falta.
Jogo
A ideia do Torneio é manter a base do jogo 21 praticado atualmente na Quadra do Fazendinha em dias de “Racha”, porém, para a realização do Torneio de forma mais competitiva, haverá arbitragem e alguns ajustes nas regras, bem como novidades para trazer inovação e característica única para o campeonato.
A decisão não trazer o formato 3x3 FIBA foi tomada pelos organizadores visando preservar a característica da Quadra com objetivo de compartilhar e divulgar a pratica do esporte na Região.
Resumo das Regras do 21:
• Pontuação:
- 3 pontos – bola convertida fora da linha de 3;
- 2 pontos – bola convertida dentro da linha de 3 incluindo dentro e fora do garrafão;
- 1 ponto – bola convertida de lance livre;
- 21 pontos – pontuação chave para encerramento da partida por pontos.
- 1 ponto – cestas após regras de empate ou regra de 21 como chave de encerramento da partida;
• Tempo de jogo:
- Aquecimento: 3 minutos;
- Partida: 12 minutos corridos;
- Partida 11 pontos: 6 minutos corridos.
• Dinâmica do Jogo:
- Posição de início/retomada de jogo: fora da linha de 3 pontos aproximadamente em frente a cesta;
- O jogo começa com a bola sempre passando do Arbitro para o jogador posicionado fora da linha de 3 pontos à frente da cesta;
- O jogador que recebeu a bola do Arbitro pode começar jogando imediatamente sem necessidade de passar a bola ou fazer o check ball;
- A equipe tem 12 segundos para realizar o ataque;
- Se os 12 segundos de ataque acabar e a bola não tiver sido arremessada ou arremessada e não tocar no aro, a posse de bola vai para a equipe adversária, recebendo a bola do Arbitro e iniciando o ataque na posição inicial;
- Rebotes ofensivos (de ataque):
- Não é necessário sair da linha do garrafão, mesmo se a bola tocar no aro;
- No lance livre é necessário sair do garrafão com os 2 pés.
- Rebote defensivo (de defesa):
- Não é necessário sair da linha do garrafão se a bola não tocar o aro;
- É necessário sair da linha do garrafão com os 2 pés se a bola tocar o aro;
- No lance livre é necessário sair do garrafão com os 2 pés.
- Roubada de bola:
- Não é necessário sair da linha do garrafão em um roubo de bola;
- Caso a roubada de bola não seja em rebote, pode realizar ataque diretamente.
- Conversão de pontos e Lance livre:
- Convertendo uma cesta de 3 pontos o jogador tem 1 lance livre de bonificação valendo 1 ponto;
- Convertendo uma cesta de 2 pontos o jogador tem 1 lance livre de bonificação valendo 1 ponto;
- Convertendo um lance livre (1 ponto), a bola passa a ser do adversário que iniciará o jogo na posição inicial.
- Não convertendo um lance livre, a bola segue em jogo com disputa do rebote pelos demais jogadores;
- Se, no lance livre, a bola não bater no aro, a posse de bola passa a ser do adversário que iniciará o jogo na posição inicial;
- A defesa em um arremesso de lance livre será “livre” não sendo necessário os jogadores estarem posicionados fora do garrafão;
- A defesa em um arremesso de lance livre deve respeitar uma distância mínima entre o jogador de defesa e o arremessador não comprometendo a visão ou atrapalhe a ação do arremessador, essa distância será definida pelo árbitro;
- Lance livre consequente de falta antidesportiva não terá rebote.
- Faltas:
- As faltas serão aplicadas conforme interpretação da arbitragem;
- Faltas que não se enquadram no “ato do arremesso” serão faltas normais, sendo a posse de bola cobrada de uma das laterais da quadra e não do fundo;
- Faltas consideradas antidesportivas dão direto a 2 arremessos de lance livre + posse da bola iniciada a partir do ponto de início/retomada do jogo;
- Caso um jogador sofra falta no “ato do arremesso” de 2 pontos, o jogador deverá arremessar 2 lances livres, sendo o primeiro livre de rebote;
- Caso haja falta em um jogador no “ato do arremesso” de 3 pontos, o jogador terá a opção de realizar 2 lances livres ou tentar um “lance livre” de fora da linha de 3 pontos (de qualquer localização a sua escolha), valendo 3 pontos + posse de bola;
- Não tem eliminação de jogador com número de faltas;
- Acima de 5 faltas coletivas, cada falta recebida fora do ato do arremesso dá o direito a 1 lance livre + posse de bola;
- Acima de 5 faltas coletivas, cada falta recebida no ato do arremesso dá o direito a 2 lances livres + 1 lance livre de bonificação.
• Fim de jogo:
- O jogo acaba quando um time fizer 21 pontos com mais com 2 pontos de diferença:
Exemplo: 21x19, 22x19, 22x20, 23x21, entre outras possibilidades.
- Quando a Pontuação ficar acima de 19 a 19 pontos, altera-se o formato conforme descrição abaixo:
Exemplos de pontuações: 19x19, 19x20, 20x20 ou 20x21;
- Cada cesta convertida passa a valer 1 ponto, seja de 2 ou 3 pontos;
- Quem faz a cesta recebe a bola novamente na posição inicial;
- Quem fizer 2 pontos de diferença ganha a partida.
Tabela
O campeonato terá 12 times divididos em 3 grupos, o objetivo é ter mais jogos na fase classificatória.
Horário previsto para o check in das equipes: (15 minutos antes da previsão para o primeiro jogo)
• Grupo A: 8h30
• Grupo B: 8h55
• Grupo C: 9h20
• Grupo A - Times 1, 4, 7 e 10
• Grupo B - Times 2, 5, 8 e 11
• Grupo C - Times 3, 6, 9 e 12
Fase classificatória:
3 jogos por time – Duração prevista: 8h45 as 12h20 (tabela vide documento oficial)
Classificação
Inicialmente serão classificados os 2 primeiros colocados de cada grupo totalizando 6 times.
Dos 6 times restantes, serão desclassificados os 2 últimos colocados de todo o campeonato (último e penúltimo na tabela de classificação) restando 4 times que disputarão 2 vagas.
As 2 vagas restantes serão disputadas em 2 partidas rápidas de 11 pontos (repescagem);
Os confrontos das partidas rápidas serão definidos em sorteio;
Os vencedores das partidas rápidas ocuparão as vagas 7 e 8 conforme critérios de classificação;
Os critérios de classificação para essa fase serão os resultados individuais destes jogos específicos, não considerando a fase anterior classificatória;
As regras para as partidas da repescagem são praticamente as mesmas, porém, com algumas reduções em quantidade de jogadas por serem partidas rápidas.
Critérios de Classificação: listados por relevância (utilizada como critério de desempate).
1º - Maior Número de Vitórias;
2º - Maior Número de Pontos Marcados;
3º - Menor Número de Pontos Sofridos;
4º - Maior Saldo de Pontos (Diferença entre Marcados e Sofridos);
5º - Menor Número de Derrotas.
(no documento oficial irá encontrar um exemplo mais completo de classificação).
Partidas da repescagem
• A posse de bola inicial será disputada no X1 “reduzido”;
- Inicia com posse de bola na posição inicial quem vence na moeda;
- Máximo 2 ataques;
- Se não houver conversão de cesta em 2 ataques do time que ganhou na moeda, a posse de bola inicial será do time que perdeu na moeda (pois conseguiu realizar 2 defesas seguidas);
- 2 faltas e a posse de bola no jogo “repescagem” é para o time do jogador que sofreu as faltas;
- qualquer falta antidesportiva a posse de bola no jogo “repescagem” é para o time do jogador que sofreu a falta;
• Jogo 11 pontos;
- As regras são as mesmas do jogo de 21;
- O diferencial principal é que a partida acaba com 11 pontos ou mais;
- Não existirá a regra de diferença de 2 pontos, ou seja, o time que fizer 11 pontos se classifica na repescagem.
Jogos das Fases Finais
Com 8 times classificados, após partidas de repescagem, a tabela com a ordem de classificação será criada contabilizando a pontuação dos jogos da fase classificatória antes da repescagem ordenando os times do 1º colocado ao 8º colocado.
OS 8 times jogam partidas eliminatórias com os seguintes níveis de classificação:
• Quartas-de-final: 8 times – 4 times vencedores passam para a semifinal, 4 times perdedores estão fora do campeonato;
• Semifinal: 4 times – 2 times vencedores passam para a final, os 2 times perdedores jogam um jogo para disputa do 3º lugar;
• Final-terceiro-colocado: 2 times perdedores jogam, 1 time vencedor fica com 3º lugar no podium, 1 time perdedor fica fora do podium;
• Final-Campeão: 2 times jogam, 1 time vencedor fica com 1º lugar e é o campeão do torneio, 1 time perdedor fica com 2º lugar no podium.
Regras: Informações Adicionais
Informações adicionais como tamanho da quadra, bola, total de jogadores por equipe, etc.
Quadra
O jogo 21 será jogado em “meia quadra” e uma cesta. A quadra do Fazendinha tem dimensões 15m de largura por 28m de comprimento, com base nestas medidas, a quadra do jogo 21 será de 15m de largura por 14m de cumprimento (equivalente a “meia quadra”).
As meias quadras estarão disponíveis para a realização dos jogos.
A altura do aro em ambos os lados é de 3,05m, a medida de lance livre 5,80m, a linha
de 3 pontos tem raio de 6,75m e uma área de semicírculo abaixo do aro, as medidas correspondem a uma quadra oficial FIBA.
Nota: a medida oficial da quadra 3x3 FIBA é 15m de largura por 11m de comprimento, na Regra do Fazendinha o comprimento da quadra não será limitado a 11m, serão usados os 14m completos.
Bola
A medida da bola será a padrão masculino 7”, a marca da bola utilizada será disponibilizada no momento do jogo, sem definição prévio de modelo/marc
Equipes
Cada equipe deverá ter no mínimo 3 jogadores e no máximo 5 jogadores inscritos, 3 jogadores em quadra e 2 substitutos. A comissão técnica será formada a critério dos jogadores e por partida (não necessariamente o técnico de uma partida precisa ser o técnico de outra partida).
Cada equipe deve nomear obrigatoriamente 1 jogador como capitão no momento da inscrição do torneio.
Capitão
O capitão indicado na inscrição do torneio tem em suas responsabilidades:
- Ser o contato entre a organização e a equipe;
- Estar ciente de todas as regras e dinâmicas do jogo;
- Entender todo o fluxo do campeonato;
- Orientar todo o time sobre as regras e como será o torneio;
- Estar ciente dos horários programados para o jogo;
- Estar à frente da equipe para quaisquer necessidades envolvendo comunicação entre a organização e o time;
- Apoiar frente a sua equipe zelando respeito ao torneio.
Arbitragem
O jogo será conduzido por 1 árbitro e 2 oficiais de mesa (podendo ter mais gente apoiando nas marcações e cronômetros), a supervisão será feita pelos responsáveis pelo Torneio (comissão/organização). O jogo poderá também ser conduzido por 2 árbitros (ex. final onde não haverá jogo simultâneo), essa definição ocorrerá no momento da partida caso haja disponibilidade.
Um árbitro poderá ser substituído caso haja indisponibilidade para continuar a função até o término do jogo.
O árbitro é a autoridade máxima dentro da partida, caso ocorra situações adversas, a decisão sobre as ações será do árbitro (aplicar faltas técnicas, suspensão de jogadores, entre outras decisões).
Situações não definidas deverão ser direcionadas para a Comissão/Organização que tomará a decisão cabível para sequência dos jogos.